A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO TÉCNICO NA OBTENÇÃO DE RESULTADOS

Para a obtenção de melhores resultados em sua empresa, em seu departamento ou em sua área de atuação, é fundamental o desenvolvimento de um trabalho contínuo, alicerçado em três fatores fundamentais:

• Liderança;

• Conhecimento técnico;

• Conhecimento gerencial.

Vamos abordar o conhecimento técnico. Ele é o conhecimento relacionado ao processo no qual o indivíduo trabalha. Por exemplo, uma pessoa que atua em uma área de recursos humanos deve dominar profundamente os conhecimentos específicos relacionados a esse tema. Imagine a qualidade do trabalho de um engenheiro civil que não domine cálculo ou conhecimentos sobre a aplicação de materiais. O mesmo vale para profissionais que trabalham nas áreas fiscal, logística, marketing, financeira, produção, entre outras.

Devemos trabalhar para sermos os melhores do mundo naquilo que fazemos. Para isso, a busca contínua pelo melhor conhecimento técnico disponível no mercado deve ser prática recorrente. Até porque, o conhecimento técnico pode ser adquirido por meio de livros, cursos, conversas, consultores etc. É uma prática usual recorrer de forma temporária a técnicos especialistas que dominam o conhecimento teórico e prático para trabalhar em conjunto com os colaboradores da empresa na solução de determinados problemas. Essa prática assegura a absorção pela equipe envolvida do conhecimento aplicado (transferência de conhecimento técnico), além da solução de problemas complexos, por exemplo, e com potencial impacto no resultado da empresa ou da sua área.

O conhecimento técnico se apresenta de duas formas: conhecimento explícito e conhecimento tácito. O primeiro pode e deve ser armazenado nos padrões e manuais da empresa. A partir desses padrões, as pessoas envolvidas nos processos de trabalho devem ser treinadas, garantindo que a execução de suas tarefas ocorram de acordo com os conhecimentos e as práticas armazenados nesses manuais.

Já o conhecimento tácito não pode ser escrito, é algo desenvolvido pelas pessoas ao longo de sua experiência de vida. É como assobiar ou andar de bicicleta, em que não funcionaria a construção de um simples padrão para isso. O indivíduo só vai aprender, de fato, na prática. Assim, quando perdemos um colaborador, perdemos todo o conhecimento acumulado ao longo do tempo por essa pessoa.

É importante lembrar que o conhecimento só tem valor quando aplicado. Mantê-lo apenas nos sistemas de padronização da empresa, sem a sua prática, de nada adianta. Da mesma forma, guardá-lo apenas para você e não compartilhar com sua equipe não vai garantir alcance de resultados sustentáveis. O líder deve dedicar tempo suficiente para a formação e o preparo de seu time. Isso deveria ser parte da sua rotina e não representar uma atividade excepcional. Assegurar que esse conhecimento seja aplicado pelas pessoas para gerar resultados é também papel da liderança.

FONTE: Por Álvaro Guzella, sócio-diretor da FALCONI – SuperVarejo

E GESTORA – Software para Supermercado. 

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