16 | 05 | 2023
A importância da Gestão de Açougues | E-Gestora Cast #01 🎤
Está no ar o Episódio #01 do E-Gestora Cast! Neste episódio, trouxemos o especialista em Gestão de Açougues, Paulo Tadeu, com mais de 50 anos de experiência no...
Para a obtenção de melhores resultados em sua empresa, em seu departamento ou em sua área de atuação, é fundamental o desenvolvimento de um trabalho contínuo, alicerçado em três fatores fundamentais:
• Liderança;
• Conhecimento técnico;
• Conhecimento gerencial.
Vamos abordar o conhecimento técnico. Ele é o conhecimento relacionado ao processo no qual o indivíduo trabalha. Por exemplo, uma pessoa que atua em uma área de recursos humanos deve dominar profundamente os conhecimentos específicos relacionados a esse tema. Imagine a qualidade do trabalho de um engenheiro civil que não domine cálculo ou conhecimentos sobre a aplicação de materiais. O mesmo vale para profissionais que trabalham nas áreas fiscal, logística, marketing, financeira, produção, entre outras.
Devemos trabalhar para sermos os melhores do mundo naquilo que fazemos. Para isso, a busca contínua pelo melhor conhecimento técnico disponível no mercado deve ser prática recorrente. Até porque, o conhecimento técnico pode ser adquirido por meio de livros, cursos, conversas, consultores etc. É uma prática usual recorrer de forma temporária a técnicos especialistas que dominam o conhecimento teórico e prático para trabalhar em conjunto com os colaboradores da empresa na solução de determinados problemas. Essa prática assegura a absorção pela equipe envolvida do conhecimento aplicado (transferência de conhecimento técnico), além da solução de problemas complexos, por exemplo, e com potencial impacto no resultado da empresa ou da sua área.
O conhecimento técnico se apresenta de duas formas: conhecimento explícito e conhecimento tácito. O primeiro pode e deve ser armazenado nos padrões e manuais da empresa. A partir desses padrões, as pessoas envolvidas nos processos de trabalho devem ser treinadas, garantindo que a execução de suas tarefas ocorram de acordo com os conhecimentos e as práticas armazenados nesses manuais.
Já o conhecimento tácito não pode ser escrito, é algo desenvolvido pelas pessoas ao longo de sua experiência de vida. É como assobiar ou andar de bicicleta, em que não funcionaria a construção de um simples padrão para isso. O indivíduo só vai aprender, de fato, na prática. Assim, quando perdemos um colaborador, perdemos todo o conhecimento acumulado ao longo do tempo por essa pessoa.
É importante lembrar que o conhecimento só tem valor quando aplicado. Mantê-lo apenas nos sistemas de padronização da empresa, sem a sua prática, de nada adianta. Da mesma forma, guardá-lo apenas para você e não compartilhar com sua equipe não vai garantir alcance de resultados sustentáveis. O líder deve dedicar tempo suficiente para a formação e o preparo de seu time. Isso deveria ser parte da sua rotina e não representar uma atividade excepcional. Assegurar que esse conhecimento seja aplicado pelas pessoas para gerar resultados é também papel da liderança.
FONTE: Por Álvaro Guzella, sócio-diretor da FALCONI – SuperVarejo
E GESTORA – Software para Supermercado.
16 | 05 | 2023
A importância da Gestão de Açougues | E-Gestora Cast #01 🎤
Está no ar o Episódio #01 do E-Gestora Cast! Neste episódio, trouxemos o especialista em Gestão de Açougues, Paulo Tadeu, com mais de 50 anos de experiência no...
05 | 03 | 2015
Novos Clientes do Mês de Fevereiro
Clientes que no Mês de Fevereiro de 2015 passaram a utilizar as Soluções da E Gestora. Supermercado 4 Irmãos - Barueri-SP Móbile Mania - São Paulo-SP...
07 | 07 | 2017
Supermercadista, saia na frente do seu concorrente com a TABELA DIGITAL E GESTORA, que além de modernizar, possui SENHA PREFERENCIAL como diferencial competitivo.
A concorrência é uma das maiores dificuldades com a qual lojas têm de lidar todos os dias e, ao abordarmos este tema, logo associamos a necessidade de adaptar e...
28 | 06 | 2017
Supermercadista, VENDA MAIS e torne o visual da sua loja mais atrativo com a TABELA DIGITAL E GESTORA!
"Atualmente com tanta concorrência, os supermercadistas estão investindo ainda mais em estratégias no ponto de venda, afinal, é dentro da loja que a decisão de...
01 | 03 | 2016
Equipe em reunião para difusão de uma nova solução.
Com o objetivo de trazer melhorias e soluções inteligentes para os clientes E GESTORA, a equipe de desenvolvimento, inovação e qualidade esteve em reunião na Ma...