O Brasil e outros 112 países comemoram, nesta terça-feira (10), o Dia Mundial da Internet Segura. Não basta apenas ter os conhecimentos técnicos, é preciso saber se comportar, ter cidadania e respeitar. A internet não é um território sem lei, veja dicas sobre o uso consciente da web:
- Verifique regularmente as configurações de privacidade nas redes sociais e atualize-as sempre que necessário.
- Utilize sites seguros sempre que possível, por exemplo, aqueles que possuem https, porque as informações enviadas para estes sites são criptografadas.
- Se não tiver tempo de ler todos os termos e condições quando realizar o registro em um site novo, recorra a ferramentas tais como o EULAlyzer. Esse tipo de programa analisa as licenças e avisa sobre os riscos que você corre na instalação.
- Todos são responsáveis por denunciar conteúdos impróprios encontrados na net.
- De vez em quando, é importante procurar o seu nome (ou programar um alerta do Google para isso) para ter uma melhor compreensão do que os outros vão encontrar sobre você online.
- Lembre-se que as relações estabelecidas na internet merecem os mesmos cuidados tomados no contato pessoal. Portanto, não revele a estranhos informações pessoais.
- Se tiver algo de íntimo para dizer a alguém e queira guardar segredo, use o telefone ou fale pessoalmente.
- É fundamental pensar antes de publicar um post. Controle o quê e para quem você publica. Em algumas redes sociais você pode escolher o que quer tornar público e o que somente seus amigos podem ver. Pense bem! Nesse ambiente, informações pessoais podem se tornar públicas.
- Evite dar endereços de lugares onde frequenta, onde mora ou estuda. Muito cuidado com o check-in.
- Tome cuidado com novas amizades e procure referências antes de considerá-las como conhecidas. Nem sempre o excesso de amigos virtuais é positivo.
- Evite usar a webcam com estranhos. Sua imagem pode ser manipulada e você ser ameaçado de ter essa foto montada em situações humilhantes e divulgada entre amigos e familiares.
- Não se deixe fotografar em cenas comprometedoras, nem mesmo envie qualquer foto sua a uma terceira pessoa. Por mais que confie em quem está recebendo o material, o conteúdo pode cair em mãos erradas.
- Opte por gravar conversas quando se sentir ameaçado. Bloqueie o contato dos agressores no celular, chat, e-mail e redes de relacionamento.
- Crie uma senha forte, mesclando números, letras e outros caracteres. Não compartilhe suas senhas com ninguém. Não repita suas senhas e, caso precise armazená-las, que seja em local protegido. Serviços oferecem ‘tokens’ no celular para dificultar roubo de senhas.
- Coloque uma senha em suarede wi-fi e troque a senha padrão do seu roteador.
- Não instale em seu computador programas piratas ou de origem desconhecida.
- Instale um antivírus em seu computador e o mantenha devidamente atualizado. Habitue-se ainda a atualizar as mais recentes atuações disponíveis pelo fabricante do sistema operacional.
- Não clique em links da webpresentes em e-mails, nem abra arquivos anexos enviados por pessoas desconhecidas. Aprenda a reconhecer e-mails maliciosos. Se parecer bom demais para ser verdade, provavelmente não é.
- Bloqueie suas telas sempre que se ausentar do computador e acostume-se a fechar sua sessão ao utilizar computadores públicos.
- Façaoperações que envolvam senhas apenas em dispositivos pessoais.
- Aprenda a deletar as informações do smartphone de forma remota.
Fonte: UOL