Supermercadista, atenção redobrada com o ataque cibernético.

Um ataque cibernético de grandes proporções atingiu diversas empresas e organizações pelo mundo. Trata-se de uma aparente campanha de ransomware – em que computadores são infectados com um vírus que codifica e “sequestra” os arquivos. Os invasores, então, pedem um “resgate”: ameaçam destruir (ou tornar público) os arquivos caso não recebam dinheiro. Os Ransomwares estão se tornando uma das mais importantes ameaças cibernéticas da atualidade.

Proteja-se!

Um ransomware pode se instalar ao se abrir links em e-mails, redes sociais e mensagens instantâneas, baixar conteúdos ou de sites duvidosos, ou acessá-los usando navegadores vulneráveis. Também é possível ser infectado por anexos de e-mails e arquivos compartilhados. No entanto, o código não se propaga sozinho, sendo necessário um desses canais como condutores.

Como proceder em caso de ataque?

Segundo a Delegacia de Delitos Cometidos por Meios Eletrônicos de São Paulo, em caso de ataques, o usuário deve se encaminhar a delegacia mais próxima e realizar o registro de ocorrência de invasão a dispositivos eletrônicos. Se possível, os peritos irão tentar rastrear a origem do ataque, mas, segundo o órgão, em casos de ransomware, os hackers não costumam deixar rastros.

Para se proteger é necessário ter um antivírus instalado e atualizado no computador e evitar abrir arquivos e links duvidosos. Uma outra medida para se proteger os arquivos é fazer backups regularmente.

Um dos nossos clientes/parceiros o Supermercado  Santa Terezinha de Lucélia-SP foi atacado este mês, como tem o serviço de Backup em Nuvem com a E GESTORA, foi possível recuperar os dados.

Supermercadista, não perca tudo. Faça Backup! 

 

 

 

Leia
Também