
16 | 05 | 2023
A importância da Gestão de Açougues | E-Gestora Cast #01 🎤
Está no ar o Episódio #01 do E-Gestora Cast! Neste episódio, trouxemos o especialista em Gestão de Açougues, Paulo Tadeu, com mais de 50 anos de experiência no...
Em meio à pandemia de covid-19, os consumidores brasileiros se dizem seletivos nas compras, e quase um terço se sente sobrecarregado financeiramente. Os dados são de um estudo da consultoria KPMG obtido com exclusividade pelo Estadão/Broadcast.
O levantamento, que trata sobre o perfil de consumo em vários países ao longo da pandemia, mostra que 48% dos brasileiros estão mais seletivos em todas as compras, e 20% interromperam qualquer compra que não seja essencial. Uma fatia de 15% dos consumidores brasileiros se disse tão pressionada financeiramente que está lutando para pagar ao menos as compras essenciais.
“A gente está tendo um novembro inteiro de promoções. Você vê promoções bastante agressivas. O varejo tem sido movido muito a desconto, promoção e cashback (programas de reembolso), justamente para tentar incentivar esse consumo do que seria esse material não essencial”, disse Fernando Gambôa, sócio-lider de consumo e varejo da KPMG no Brasil e América do Sul.
Em meio à crise provocada pela pandemia, 30% dos consumidores se sentem sobrecarregados financeiramente e 26% se declaram numa situação financeiramente delicada.
Entre os entrevistados pela KPMG, 13% tinham renda familiar acima de R$ 10 mil, 23% entre R$ 4.500 e R$ 10 mil, 22% entre R$ 3 mil e R$ 4.500, 19% entre R$ 2 mil e R$ 3 mil; 18% abaixo de R$ 1.999 e 5% não informaram a renda.
“Infelizmente, a nossa região vive intensamente momentos de instabilidade. Além da instabilidade política tremenda na maior parte dos países aqui de baixo (América do Sul), a gente tem uma instabilidade financeira. Então, esse público que a gente está falando nesse momento no Brasil são pessoas que estão sob estresse financeiro. Porque eles conhecem alguém que perdeu o emprego, ou eles têm risco de perder o emprego, tiveram diminuição da renda familiar. Todos esses componentes fazem com que esta população consuma aquilo que é essencial. Continua com a sua vida, mas está olhando para preço. Essa é uma conclusão da pesquisa que acho que está muito presente no varejo brasileiro”, apontou Gambôa.
O levantamento ouviu mais de 75 mil consumidores em 12 mercados em todo o mundo, de maio a setembro, para determinar como a evolução da covid-19 está afetando o perfil do consumo e de que forma isso afeta os varejistas.
“O preço continua sendo um fator determinante de compra. Quando a gente vai olhar os principais fatores de compra, a segurança pessoal (em relação à covid-19) está como um dos três principais, mas, para a nossa região, o preço e o custo x benefício vão sendo muito importantes”, disse Gambôa.
Quanto às motivações para manter as compras pela internet, 52% afirmaram achar uma forma de consumo muito mais segura e 48% declararam que era mais rápida.
Fonte: http://newtrade.com.br/economia/com-pandema-48-dos-consumidores-estao-mais-seletivos-nas-compras/


16 | 05 | 2023
A importância da Gestão de Açougues | E-Gestora Cast #01 🎤
Está no ar o Episódio #01 do E-Gestora Cast! Neste episódio, trouxemos o especialista em Gestão de Açougues, Paulo Tadeu, com mais de 50 anos de experiência no...

17 | 12 | 2020
Obrigado pela confiança Supermercado Terra Nova
A E GESTORA conta com mais uma parceria! O Supermercado Terra Nova, inaugurou hoje 17/12 (quinta-feira) em Presidente Prudente -SP sua segunda loja e conta com...

02 | 10 | 2018
Confira o ANTES e DEPOIS da manutenção de balança … E GESTORA tem a melhor solução em serviços de manutenção, calibração e venda de Balanças Toledo Brasil. Soluções Inteligentes para você e sua empresa. Consulte-nos

09 | 09 | 2020
A importância dos dados para entender o novo hábito de consumo no varejo
*Por Elói Assis As lojas físicas começaram a reabrir e, lentamente, os clientes estão voltando às compras. Ainda assim, a percepção é de que os clientes adquiri...

30 | 01 | 2023
Por que um software ERP é importante para o seu supermercado
Os supermercados são negócios complexos e exigem uma gestão eficiente para garantir o sucesso. É aqui que entra o software ERP (Enterprise Resource Planning). E...

17 | 11 | 2020
WhatsApp anuncia botão para compras dentro do app
O WhatsApp anunciou que vai introduzir um botão de compras no aplicativo a partir desta terça-feira (10). A novidade será uma atualização feita para as contas d...

18 | 05 | 2017
Supermercadista, muito cuidado ao recolher seus impostos, recolhimento indevido pode impactar diretamente nos resultados da empresa.
Uma boa gestão fiscal e tributária impactam diretamente nos resultados da empresa. No Módulo Fiscal você encontra tudo o que precisa para fazer a gestão tributá...