A consolidação de um lançamento consiste em converter um lançamento provisionado em um lançamento final.
De uma forma mais clara, podemos dizer que a consolidação serve para diferenciar lançamentos confirmados daqueles que ainda não o foram.
Muitos usuários lançam transações futuras, muitas vezes com valores esperados ou então transações que esperam ocorrer. Pode ser um cheque pré-datado, o recebimento de um valor em uma data futura, o agendamento do pagamento a um fornecedor, da conta de luz, do aluguel, ou qualquer outro compromisso futuro. A consolidação serve então para diferenciar estes lançamentos daqueles que ele já sabe que irão ocorrer ou ocorreram.
Abaixo, alguns exemplos na nossa solução:
- FOP 453 – Lançamentos de Contas a Pagar
No lançamento das contas a pagar, existe duas formas (Consolidado e não Consolidado).
O Consolidado é quando não precisa de uma segunda conferencia, do lançamento de contas a pagar. Normalmente, este processo é usado quando o próprio operador já faz o lançamento e ele mesmo confere.
O Não Consolidado irá depender de uma segunda conferencia, onde o responsável pela conferência das contas a pagar, consolida o lançamento.
Ex: Gerente da loja, Encarregado contábil, Diretor, etc.
- FOP 463 – Extrato Bancário e Caixa
No extrato financeiro tem a coluna do não consolidado, onde (clicando em cima dos lançamentos do não consolidado, podemos marcar uma a um, ou marcar todos conforme opção (clicar com o botão direito do mouse direito em cima lançamento e solicitando a opção “Conciliar”.
Depois de ter escolhido a opção de conciliar irá aparecer uma data e pode ser colocado a data da conciliação.
Na imagem acima, mostra o resultado da conciliação, onde no campo pagamento do lado direito mostra a fatura já consolidada na data escolhida pelo cliente.
Vale ressaltar que a consolidação pode ocorrer de várias formas, como por exemplo (dependendo de como o cliente configurar as contas):
à Consolidação de fechamento de caixa.
à Consolidação de Cartões
à Consolidação de Pagamentos de água e Luz