Os bons ventos do APL

Os bons ventos do APL de Software do Oeste Paulista.

Evandro Costa, diretor administrativo da E Gestora Sistema e Soluções, do ramo de automação comercial, destaca o pioneirismo da iniciativa. O projeto ganhou vigor, adesões e dois convênios importantes, um com o governo estadual, o valor de R$ 200 mil, e outro com a Prefeitura de Presidente Prudente, de R$ 60 mil.

No início de 2011, foi criado no Oeste Paulista, o projeto Arranjo Produtivo Local (APL) Software. O objetivo era alavancar o desenvolvimento regional e o segmento de software na região com base na articulação de ações para a concretização do potencial das empresas participantes, a fim de buscar mercados em todo o território nacional – e também internacional. Com o apoio do Escritório Regional do Sebrae-SP em Presidente Prudente, foram desenvolvidas uma série de ações e, hoje, o APL já colhe muitos resultados.

O diretor administrativo da E-Gestora Sistema e Soluções e presidente do APL do Oeste aulista, Evandro Carlos Martins da Costa, conta que também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste este), e da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp). “Vale destacar que somos a única ou a pioneira com essas características no Brasil, uma vez que congrega apenas empresas produtoras de software, e não todas as empresas do setor de tecnologia da informação”, destaca. Ele ressalta também que o APL tem entre seus objetivos realizar e articular ações para retenção de alentos da área na região.

Benefícios

Entre os benefícios já obtidos com a criação do APL, estão a capacitação de várias empresas por meio do programa Sebraetec; a aprovação da Lei Municipal nº 8.323/2013, que criou o Projeto ISS [Imposto Sobre Serviços] de Software, que incentiva o desenvolvimento e a inovação tecnológica em Prudente, além de proporcionar a geração de emprego. A lei possibilita às empresas utilizar até 40% do ISS recolhido em prol de investimentos, como capacitação e aquisição de infraestrutura.

Outra conquista foi a efetivação de convênios com o governo estadual e com a Prefeitura de Prudente para realização do projeto Central de Competitividade e Melhoria de Qualidade (CCMq) do APL. A CCMq terá duas grandes ações: o Laboratório de Teste de Software e a Central de Atendimento com certificação ISO 20000. A Gestora do Projeto Sebrae-SP de Prudente, Paula Cristina Pereira, afirma que o sucesso alcançado pelo APL é fruto de muito trabalho, união e empreendedorismo. “Os empresários são comprometidos e entenderam que os benefícios vão além das dependências de suas empresas, pois com o fortalecimento do setor, quem ganha é toda a região. Para o Sebrae-SP, é um orgulho poder contribuir com a evolução dos empresários”, relata

 

Leia mais em :

http://www.sebraesp.com.br/arquivos_site/noticias/jornal_negocios/250/JN_250_presidenteprudente.pdf

sebrae

Leia
Também