3 causas de problemas no estoque

Em alguns mercados os números do estoque não batem com a realidade, isso acontece, devido a falta da alimentação de dados de modo correto, durante as ações de entrada e saída de mercadorias.

Para ter o sistema alimentado com informação de qualidade, é necessário que os responsáveis pelo processo registrem os dados de forma completa e principalmente, correta, assim o software os processará de maneira correta, facilitando a gestão de estoque.

Infelizmente, essa não é a realidade, de modo geral 3 motivos, são responsáveis pelas informações de desacerto, são eles:

03 causas de problemas no estoque

1. Entrada de Mercadorias

Quem recebe a mercadoria tem por obrigação conferir se quantidades físicas conferem com as informações da nota fiscal, caso os números forem incompatíveis, o responsável pelo setor deve decidir como resolverá.

Com frequência, os produtos são recebidos sem a devida conferência e lançam no sistema o que está na NF, sem verificar se a entrega física está de acordo com tais referências, ocasionando em dados errados.

Para facilitar a contagem, e torna-la mais rápida e menos cansativa, o ideal é o supermercado ter um coletor de dados e um software que converse com o estoque, diminuindo as chances de erro. Indicamos o processo de Conferencia Cega através do coleto App Coletor Android da E GESTORA.

2. Mercadorias Perdidas

Todo cuidado na hora de estocar é pouco. Outro problema bem comum ocorre por descuido, na maioria das vezes, por nomenclaturas parecidas, uma mercadoria que deveria estar no corredor Y, está no W.

Fazer inventário de estoque, de modo periódico, é uma das formas de precaução mais efetiva, pois, além de identificar esse tipo de problema, ainda mantém o estoque em ordem, evitando erros futuros.

3. Movimentação das mercadorias

Na pressa de repor as mercadorias nas prateleiras, por diversas vezes os produtos saem do estoque sem que o sistema seja atualizado, podendo resultar em problemas, afinal, uma vez que a mercadoria sai do estoque, sem dar baixa no sistema, e é colocada à venda, não se tem mais o controle sobre o produto.

Mesmo que esse processo tenha que acontecer de uma maneira rápida, o sistema deve ser atualizado, para o melhor controle de estoque.

Desenvolver processos para movimentação do estoque, é necessário, pois, só assim, o supermercadista terá o controle dos itens, pedidos de compra e reposição de produtos.

O mercado que possui um ERP integrado, frente   de caixa e retaguarda, está mais seguro   e dificilmente enfrentará um problema de ruptura de estoque, afinal, é só mantê-lo atualizado.

Seguir os procedimentos, utilizar equipamentos e   softwares como apoio, são formas de simplificar a rotina do supermercado, garantindo uma melhor experiência de compra para seus clientes.

A E GESTORA oferece soluções que agilizam os processos do PDV ao Estoque. Entre em contato com nossos executivos de negócio e descubra como simplificar seus processos.

Fonte:www.egestora.com.br

Leia
Também