
16 | 05 | 2023
A importância da Gestão de Açougues | E-Gestora Cast #01 🎤
Está no ar o Episódio #01 do E-Gestora Cast! Neste episódio, trouxemos o especialista em Gestão de Açougues, Paulo Tadeu, com mais de 50 anos de experiência no...
Para a obtenção de melhores resultados em sua empresa, em seu departamento ou em sua área de atuação, é fundamental o desenvolvimento de um trabalho contínuo, alicerçado em três fatores fundamentais:
• Liderança;
• Conhecimento técnico;
• Conhecimento gerencial.
Vamos abordar o conhecimento técnico. Ele é o conhecimento relacionado ao processo no qual o indivíduo trabalha. Por exemplo, uma pessoa que atua em uma área de recursos humanos deve dominar profundamente os conhecimentos específicos relacionados a esse tema. Imagine a qualidade do trabalho de um engenheiro civil que não domine cálculo ou conhecimentos sobre a aplicação de materiais. O mesmo vale para profissionais que trabalham nas áreas fiscal, logística, marketing, financeira, produção, entre outras.
Devemos trabalhar para sermos os melhores do mundo naquilo que fazemos. Para isso, a busca contínua pelo melhor conhecimento técnico disponível no mercado deve ser prática recorrente. Até porque, o conhecimento técnico pode ser adquirido por meio de livros, cursos, conversas, consultores etc. É uma prática usual recorrer de forma temporária a técnicos especialistas que dominam o conhecimento teórico e prático para trabalhar em conjunto com os colaboradores da empresa na solução de determinados problemas. Essa prática assegura a absorção pela equipe envolvida do conhecimento aplicado (transferência de conhecimento técnico), além da solução de problemas complexos, por exemplo, e com potencial impacto no resultado da empresa ou da sua área.
O conhecimento técnico se apresenta de duas formas: conhecimento explícito e conhecimento tácito. O primeiro pode e deve ser armazenado nos padrões e manuais da empresa. A partir desses padrões, as pessoas envolvidas nos processos de trabalho devem ser treinadas, garantindo que a execução de suas tarefas ocorram de acordo com os conhecimentos e as práticas armazenados nesses manuais.
Já o conhecimento tácito não pode ser escrito, é algo desenvolvido pelas pessoas ao longo de sua experiência de vida. É como assobiar ou andar de bicicleta, em que não funcionaria a construção de um simples padrão para isso. O indivíduo só vai aprender, de fato, na prática. Assim, quando perdemos um colaborador, perdemos todo o conhecimento acumulado ao longo do tempo por essa pessoa.
É importante lembrar que o conhecimento só tem valor quando aplicado. Mantê-lo apenas nos sistemas de padronização da empresa, sem a sua prática, de nada adianta. Da mesma forma, guardá-lo apenas para você e não compartilhar com sua equipe não vai garantir alcance de resultados sustentáveis. O líder deve dedicar tempo suficiente para a formação e o preparo de seu time. Isso deveria ser parte da sua rotina e não representar uma atividade excepcional. Assegurar que esse conhecimento seja aplicado pelas pessoas para gerar resultados é também papel da liderança.
FONTE: Por Álvaro Guzella, sócio-diretor da FALCONI – SuperVarejo
E GESTORA – Software para Supermercado.
16 | 05 | 2023
A importância da Gestão de Açougues | E-Gestora Cast #01 🎤
Está no ar o Episódio #01 do E-Gestora Cast! Neste episódio, trouxemos o especialista em Gestão de Açougues, Paulo Tadeu, com mais de 50 anos de experiência no...
09 | 09 | 2020
SETOR SUPERMERCADISTA CRESCE DURANTE A PANDEMIA
UM DOS MELHORES RESULTADOS NOS ÚLTIMOS OITOS ANOS De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor...
14 | 12 | 2016
29° EDIÇÃO DA NEWSLETTER E GESTORA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL !
Assim como as pessoas têm sido impactadas pela tecnologia, as empresas também têm identificado que suas operações podem progredir a partir dela, pois tecnologia...
15 | 12 | 2015
Saiba quais são as vantagens de um inventário, na 17° edição da Newsletter E GESTORA
O inventário não é uma simples contagem de mercadorias, saiba quais são as vantagens na 17° edição da Newsletter E GESTORA, e mais, a partir de 2016, a E GESTOR...
24 | 05 | 2016
Desafogue o caixa do seu supermercado
Confira algumas iniciativas para tirar sua empresa do vermelho A inadimplência das empresas subiu 2,5% nos primeiros três meses de 2016 ante o quarto trimestre...
06 | 11 | 2017
Equipe da E GESTORA se reúne para falar sobre Planejamento Estratégico. Foco em evoluir em 2018!
Equipe E GESTORA reunida para falar sobre Planejamento Estratégico. Para 2018, foco em evoluir ! #estamosentreastop
01 | 09 | 2017
Visando ampliar o relacionamento com seus clientes e auxilia-los em sua gestão, a E GESTORA disponibiliza, gratuitamente, a Tela do Frente de Caixa Personalizada. Confira as telas de alguns clientes!
Uma ação que reforça as vendas e personaliza a loja. Solicite a personalização da sua tela. Confira as telas de alguns clientes: VIP CONVENIÊNCIA - Presidente...