Em alguns mercados os números do estoque não batem com a
realidade, isso acontece, devido a falta da alimentação de dados de modo
correto, durante as ações de entrada e saída de mercadorias.
Para ter o sistema alimentado com informação de qualidade, é
necessário que os responsáveis pelo processo registrem os dados de forma
completa e principalmente, correta, assim o software os processará de maneira
correta, facilitando a gestão de estoque.
Infelizmente, essa não é a realidade, de modo geral 3
motivos, são responsáveis pelas informações de desacerto, são eles:
03 causas de problemas no estoque
1. Entrada de Mercadorias
Quem recebe a mercadoria tem por obrigação conferir se
quantidades físicas conferem com as informações da nota fiscal, caso os números
forem incompatíveis, o responsável pelo setor deve decidir como resolverá.
Com frequência, os produtos são recebidos sem a devida
conferência e lançam no sistema o que está na NF, sem verificar se a entrega
física está de acordo com tais referências, ocasionando em dados errados.
Para facilitar a contagem, e torna-la mais rápida e menos
cansativa, o ideal é o supermercado ter um coletor de dados e um software que
converse com o estoque, diminuindo as chances de erro. Indicamos o processo de
Conferencia Cega através do coleto App Coletor Android da E GESTORA.
2. Mercadorias Perdidas
Todo cuidado na hora de estocar é pouco. Outro problema bem
comum ocorre por descuido, na maioria das vezes, por nomenclaturas parecidas,
uma mercadoria que deveria estar no corredor Y, está no W.
Fazer inventário de estoque, de modo periódico, é uma das
formas de precaução mais efetiva, pois, além de identificar esse tipo de
problema, ainda mantém o estoque em ordem, evitando erros futuros.
3. Movimentação das mercadorias
Na pressa de repor as mercadorias nas prateleiras, por
diversas vezes os produtos saem do estoque sem que o sistema seja atualizado,
podendo resultar em problemas, afinal, uma vez que a mercadoria sai do estoque,
sem dar baixa no sistema, e é colocada à venda, não se tem mais o controle
sobre o produto.
Mesmo que esse processo tenha que acontecer de uma maneira
rápida, o sistema deve ser atualizado, para o melhor controle de estoque.
Desenvolver processos para movimentação do estoque, é
necessário, pois, só assim, o supermercadista terá o controle dos itens,
pedidos de compra e reposição de produtos.
O mercado que possui um ERP integrado, frente de caixa e retaguarda, está mais seguro e dificilmente enfrentará um problema de
ruptura de estoque, afinal, é só mantê-lo atualizado.
Seguir os procedimentos, utilizar equipamentos e softwares como apoio, são formas de
simplificar a rotina do supermercado, garantindo uma melhor experiência de
compra para seus clientes.
A E GESTORA oferece soluções que agilizam os processos do PDV ao Estoque. Entre em contato com nossos executivos de negócio e descubra como simplificar seus processos.
Fonte:www.egestora.com.br